Energizar

O blog da malandragem




















No dia 28 de Abril, a turma 231 juntamente com os professores Gilmar Walker, Sandra Gellati e Janete fizeram a visita à Usina José Barasuol localizada no trecho Alto do rio Ijuí.
Os primeiros encaminhamentos de construção da Usina José Barasuol começaram em 1998, mas somente em janeiro de 2002 foram iniciadas as obras. Para a construção desta usina foram adquiridos mais de 100 hectares, sendo 42 deles somente para o lago e foi necessário dinamitar e alagar uma área de 130 hectares no total. O local escolhido deve-se ao fator de que nessa área do rio, há uma correnteza natural.
Um dos procedimentos criados para preservação do ambiente foi a criação alguns anos de uma escada, que abre em novembro e fecha em fevereiro, ou seja durante a Piracema, onde a água, juntamente com os peixes, escorre pela escada e permite que os peixes se reproduzam.Também foram tomadas medidas de preservação da costa como a plantação de centenas de arvores no mesmo local, ou em outros locais de preservação da Ceriluz.
A usina possui potência de 14,3 MW, e é constituída por: Turbina Hidráulica, Canal Adutor, Subestação Transformadora Elevadora, Barragem, Linha de Transmissão, Gerador, Tomada d’água, Reservatório, Curso d'água, Túnel Adutor, Chaminé de Equilíbrio, Tubulação e Casa de Força.
Por ser uma Usina de Energia ‘Limpa’, a José Barasuol consegue com esse poder vender Créditos de Carbonos, que significam a baixa emissão de CO2 à atmosfera para outras indústrias, que para compensar a emissão compram esse créditos virtuais.
A Barasuol também gera benefícios econômicos na região, pois economizamos entre alguns fatores, não necessita à compra de energia de outros estados fazendo com que o valor da energia seja mais viável.Por esse processo, temos também um efeito cascata, pois com o valor da energia mais barato a população da cidade pode participar mais ativamente do mercado.


Informações da Usina:

A Barragem possui 21 metros de altura
O canal adutor tem 580m de comprimento mais 650m do túnel adutor, total de 1230m até as turbinas.
Vazão por turbina é de 20 m³/s
A potencia total gerada na Usina é de 14,3 MW, geradas por 3 turbinas ativas importadas da Alemanha, com velocidade de 360 RPM.
Para evitar que pedaços de arvores cheguem até as turbinas, há um processo de barragem destes dejetos que retira todo o tipo de resíduos secos e orgânicos e quando estes chegam até a turbina, podem causar a perda de parte da funcionalidade da turbina, ou seja, menos energia.
Quando o nível do rio está baixo, as turbinas vão sendo fechadas e apenas a água do reservatório é utilizada.
A turbina é composta de uma caixa chamada caixa espiral e de um rotor. A caixa espiral direciona a água para o rotor, que está instalado em sua parte interna. Este gira com a passagem da água. O rotor está preso a um eixo, e, portanto, sua rotação faz com que este também gire a 24 volts cada turbina, surgindo o campo magnético. O rotor da turbina é onde ocorre a conversão da potência hidráulica em potência mecânica no eixo da turbina. Ele é formado por um conjunto de bobinas (campo), aplicando-se corrente contínua às bobinas, forma-se um campo magnético no espaço compreendido entre o rotor e o estator (entreferro). O rotor opera como um eletroímã, cuja intensidade de campo magnético é controlada pela corrente contínua injetada nas bobinas (corrente de excitação). Na turbina existe um distribuidor que regula a quantidade de água que passa pelo rotor. O regulador de velocidade, que trabalha acoplado à turbina, é quem atua automaticamente no distribuidor, aumentando ou diminuindo a quantidade de água e conseqüentemente, aumentando ou diminuindo a velocidade da turbina
Estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixo a carcaça e tem por função conduzir energia elétrica às vezes para rotacionar e outras transformar a energia cinética do induzido. É formado basicamente por ferro tratado termicamente e dotado de ranhuras no seu interior onde são alojadas as bobinas e na sua face externa observa-se que possui valetas para melhor dissipação do calor. Cada estator possui 10 pares pólos que acionam o campo magnético no rotor. Na central hidrelétrica, as turbinas hidráulicas convertem energia hidráulica em energia mecânica.
A energia gerada é levada para uma sub-estação aonde ocorre a mudança.No gerador a tensão é de 6,6 kv, onde transformadores e elevadores elevam a tensão à 69 kv e depois ao chegar na subestação rebaixa para 23 kv e distribui-se para a parte rural da cidade.
No gerador a tensão é de 6,6 kv, onde transformadores e elevadores elevam a tensão à 69 kv e depois ao chegar na subestação rebaixa para 23 kv e distribui-se para a parte rural da cidade.
Essa energia é levada por cabos até a cidade, que podem ser dois ou três cabos, o monofásico tem a entrada de energia em dois condutores, fase e neutro. O bifásico recebe alimentação por três condutores, duas fases e um neutro. O trifásico recebe a alimentação por quatro condutores, três fases e um neutro.
A energia enviada a sua casa sofre algumas transformações em sua rua, essas ocorrem nos transformadores. Um transformador serve para mudar valores de tensão ou corrente em um circuito de corrente alternada.

0 comentários:

Postar um comentário

About this blog

Quem sou eu

Kingston, Jamaica
Mateus Kinalski e Paulo Basso, alunos do Terceiro ano da EFA

Seguidores

Pesquisar este blog